Aviso

Queridos irmaos o chat esta aberto a todos ...aqueles que sentirem necessidade pode la fazer sua prece individual...usem e fiquem a vontade pq a espritualidade presente ira acolher depende unicamente da fé de cada um.....
Muita paz e luz a todos

sábado, 1 de março de 2014

PROGRESSO INDIVIDUAL



PROGRESSO INDIVIDUAL

”O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual”. (Santo Agostinho - Livro dos Espíritos, Capítulo XII).
 ”O orgulho é, portanto, a fonte de muitos vícios, a negação de muitas virtudes e principal obstáculo ao progresso”. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo X, item 9).
Antes de iniciarmos qualquer processo de transformação individual, é indispensável o auto conhecimento, pois de um modo geral vivemos todos em função dos impulsos inconscientes que se agitam no nosso mundo interior. Somos um complexo indefinido de sentimentos e emoções. Apenas uma pequena parte da humanidade compreende a sua natureza espiritual e reflete sobre seu comportamento de maneira racional, procurando assim, modificar seu íntimo para que se exteriorize a cada dia o melhor de si. Mas, a maioria de nós ainda desconhece a própria essência. Portanto, é preciso despertar em nós a necessidade de conhecer o nosso interior, analisar  os nossos sentimentos, identificar nossas imperfeições e começar a agir de forma consciente e equilibrada, substituindo o negativo pelo positivo, a sombra pela luz... E não esqueçamos que não basta apenas identificar e assumir os erros: é necessário repará-los sempre!
 
A reparação consiste em praticar o bem àquele mesmo a quem se fizera o mal. Isso quer dizer: ser humilde quando se fora orgulhoso, bondoso quando se fora duro, caridoso quando se fora egoísta, benevolente quando se fora maldoso, trabalhador quando se fora preguiçoso, útil quando se fora inútil, temperante quando se fora dissoluto, bom exemplo quando se fora mau... É dessa maneira que o Espírito progride tornando proveitoso o seu passado. (Texto baseado no livro “O Céu  e o Inferno”, Capítulo VII, item 17).
Redação: Roseli Gazito 

ESPIRITISMO E AS BASES DO TRANSFORMAR-SE

As bases da Transformação Íntima, segundo Kardec nos trás de maneira bem clara e objetiva em suas obras básicas, está  acima de tudo, na prática incessante do Evangelho até nas menores ações. Allan Kardec fundamentou a codificação espírita na moral evangélica, certo de que a pesquisa científica pode convencer o homem da sua imortalidade, mas só o Evangelho é capaz de convertê-lo à linhagem  espiritual do mundo superior, acendendo-lhe a  luz na lâmpada da consciência, para depois iluminar o próprio mundo.
Portanto, quem venha a se interessar pelo Espiritismo como curiosidade e fica na constatação do intercâmbio e das manifestações dos espíritos, flutua na sua superfície e quem se sente atraído pelas suas interpelações e busca no estudo  o conhecimento espiritual, penetra nas camadas de suas bases. No entanto, aqueles que oferecem terreno sólido para edificação progressiva da Doutrina dos Espíritos dentro de si mesmos, através da sua transformação moral e  pelos esforços que emprega para domar suas más tendências, colocando em prática o Evangelho, se torna um verdadeiro espírita.
Quem se transfigura por dentro, pensa por si e quem raciocina por si, desata as amarras dos preconceitos e escala renovações no rumo do conhecimento superior e começa a despertar para sua evolução. Portanto, emancipe a sua alma através do Bem, segue assim, trilha adiante, erguendo a Luz em torno de si e do seu próximo. 
 Encontramos nesta máxima evangélica, uma regra universal de conduta:
"Fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que nos fizessem".
Redação: Roseli Gazito