Aviso

Queridos irmaos o chat esta aberto a todos ...aqueles que sentirem necessidade pode la fazer sua prece individual...usem e fiquem a vontade pq a espritualidade presente ira acolher depende unicamente da fé de cada um.....
Muita paz e luz a todos

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Conceitos básicos

 ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO

Antes de entendermos a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo, temos que verificar a diferença entre materialismo e espiritualismo.
Materialismo:
É uma doutrina onde não se crê em nada além daquilo que é material. O Materialsmo sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.
Espiritualismo:
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. Ou seja, Espiritualismo acredita em algo além da matéria
O Espiritualismo é uma doutrina, por assim dizer, onde as pessoas acreditam na existência de Deus, vida além da morte e em forças universais que governam todos os seres. O Espiritualismo, ao contrário do materialismo, acredita em algo além da matéria.

Bom… agora que sabemos que os Espiritualistas são pessoas que acreditam em algo além da matéria, devemos entender que essas pessoas estão, no geral, divididas por seguimentos ou religiões. Em outras palavras, o Espiritualismo está dividido em seguimentos de acordo com suas crenças e tradições, ou, sua doutrina religiosa particular.
O Espiritismo, como podemos ver no exemplo acima, é uma das doutrinas espiritualistas, não podendo ser confundido com nenhuma das religiões ou mesmo com o próprio nome Espiritualismo.
Um Espírita é, antes de mais nada, um Espiritualista. Entretanto, nem sempre um Espiritualista é um Espírita.

O QUE É ESPIRITISMO?

O Espiritismo é uma doutrina criada através da comunicação com Espíritos superiores. Sua codificação foi coordenada e realizada por Allan Kardec em 1857. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Espiritismo não é Espiritualismo. Na verdade, o Espiritismo está contido no Espiritualismo sendo somente mais uma das vertentes deste.
Essa doutrina nada tem a ver com outras religiões que também praticam a comunicação com o mundo espiritual como o Candomblé ou a Umbanda, por exemplo.  É comum a confusão que as pessoas fazem entre essas três religiões.
O Espiritismo está dividido em três seguimentos principais: Religião, Ciência e Filosofia. É também conhecido por Espiritismo Cristão porque também tem por referência os ensinamentos de Jesus Cristo. Ser Espírita é acreditar na existência de Deus, na imortalidade da alma, pluralidade das existências (reencarnação), crescimento moral e intelectual do Espírito e pluralidade dos mundos, bem como a prática dos ensinamentos sobre amor, perdão e caridade, e a manutenção de uma conduta reta. Seus conceitos são fundamentados na experimentação científica e em um fator muito importante, a fé raciocinada.
Podemos dizer que o Espiritismo é a filosofia doutrinária aplicada à ciência que tratam suas bases não somente como questões morais mas, também, intelectuais e naturais.
A codificação da doutrina foi escrita, inicialmente, em um único volume, “O Livro dos Espíritos”. Pouco tempo depois, outros volumes foram escritos. Os livros “O Livro dos Méduns”’ , “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “A Gênese” e o “O Céu e o Inferno” completam a codificação. Além dessas obras, há muitas outras que são consideradas base do Espiritismo, entretanto, esses 5 volumes são verdadeiros pilares da doutrina.