Aviso

Queridos irmaos o chat esta aberto a todos ...aqueles que sentirem necessidade pode la fazer sua prece individual...usem e fiquem a vontade pq a espritualidade presente ira acolher depende unicamente da fé de cada um.....
Muita paz e luz a todos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FRATERNA


 
Certa vez, retornávamos com Chico Xavier, das distribuições e culto, à sombra do saudoso abacateiro, da Vila do Pássaro Preto, em Uberaba, para o encerramento, no Grupo Espírita da Prece (naquele tempo era costume do Chico, após os serviços da Vila, retornar com o pessoal ao GEP, para as preces de encerramento), quando registramos interessante diálogo.
Assim que nos instalamos à mesa do Centro, numa conversação espontânea, certa confreira disse ao médium:
- Chico, mas como estava lindo e gostoso o trabalho lá na Vila. O ambiente estava ótimo.
Chico, com a simplicidade e naturalidade de sempre, ajunta:
- Ah! minha filha, aquele serviço lá é o meu "guarda chuva", a minha cobertura espiritual. Os espíritos amigos daquele povo lá (os pobrezinhos), vêm tudo pra cá me ajudar.
Ficamos meditando no valor da assistência social.
Aliás, de outra feita, ouvíramos de um confrade amigo que dizia ter presenciado também a seguinte curiosa conversa em torno de Chico, que vem a propósito:
Determinado companheiro da região, comunicando muito eufórico com o Chico que o Centro (não me lembro o nome) acabara de ser construído e seria inaugurado dia tal, ao que o médium respondeu também com simplicidade:
- E a sopa? Emmanuel está dizendo que quando a gente inaugura um centro ao meio dia, a sopa deve começar às duas da tarde.
Fatos que, efetivamente, recordam a importância da assistência fraterna como cobertura espiritual da Casa Espírita.
"Fora da caridade não há salvação" é consagrado princípio da nossa Doutrina, como lá está no O Evangelho Segundo o Espiritismo.
E o iluminado mentor Emmanuel, no livro amor e Luz, página 200, esclarece:
"A assistência social é a fraternidade em ação. Sem ela, indiscutivelmente, os nossos mais preciosos arrazoados verbalísticos não passariam de belos mostruários sonoros.
É necessário teorizar com o exemplo, se desejamos argumentar com eficiência e segurança, no campo de nossas realizações.
Se é verdade que as obras sem ideal são primorosas esculturas da arte humana, sem o calor da vida, a fé sem obras, segundo já nos asseverava a palavra apostólica, há quase dois mil anos, não passa de um cadáver bem adornado."
A Doutrina Espírita é, inquestionavelmente, cristianismo com amor e ação no bem.
Do Livro: Chico Xavier - Fonte de Luz e Bênçãos
Autores: Urbano T. Vieira e
Dirceu Abdala